Curitiba terá primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar

Curitiba terá primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar
01 jul 2016

A primeira do mundo foi construída na Holanda. Mas a cidade de Curitiba, no Paraná, deixa sua marca na história ao ganhar a primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar.

O governo municipal acaba de firmar acordo com a empresa Soundpower Corporation e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão para tirar a ideia do papel. A expectativa é de que o piloto seja instalado em Curitiba no segundo semestre de 2017.

Trata-se de uma excelente sacada, que por motivos óbvios está se espalhando mundo afora. Afinal, ciclovias estão expostas, o tempo todo, ao sol. Então, por que não utilizá-las para produzir energia limpa? Na Coreia do Sul, a ideia também já pegou!

O diferencial da nossa ciclovia solar é que ela possuirá sensores capazes de entender a dinâmica do trânsito de Curitiba e, assim, contribuir para a logística da sinalização da cidade.

Que sirva de inspiração para todo o Brasil!

Foto: Cesar Brustolim/Secretaria Municipal da Comunicação Social


Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta